doc.doc
Compromisso e resistência.
Grupos, em prol de causas normalmente políticas como, por exemplo, reivindicação de melhores direitos,no exercício da cidadania.E em compromisso a sociedade e seus próprios ideais, protestam resistindo a medidas adotadas pelo estado, problemas sociais ou autoridade constituída, por meio de manifestações greves passeatas e etc. Lideres das manifestações levam ao governo possíveis medidas ou soluções a tais problemas.
Um importante exemplo desse tipo de “manifestação” foi a Passeata dos 100 mil. Nessa passeata foi protestado contra a ditadura,e contra a privatização do ensino, na época, já sinalizada pelo governo.
Rio de Janeiro, 26 de junho de 1968, dia em que ocorreu um dos atos mais importantes contra a ditadura militar no Brasil. Além da passeata dos 100 mil , já havia ocorrido manifestações estudantis, sempre reprimidas pela polícia, com mortes e prisão de vários estudantes. Passeata composta por estudantes, artistas, religiosos e intelectuais pelas ruas do centro da cidade.
Recentemente também, a Central Única dos trabalhadores (CUT) protestou, ao lado de CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT reivindicaram dia 6 de março em defesa da cidadania, do desenvolvimento e da valorização do trabalho.
Entre as bandeiras do movimento,estão a redução da jornada para 40 horas semanais; –fim do Fator Previdenciário; - Reforma agrária – com o assentamento de 200 mil famílias; 10% do PIB para a educação; 10% do PIB para a saúde; a regulamentação da Convenção 151 da OIT – que garante a negociação coletiva no serviço público; a ratificação da Convenção 158 – que combate a demissão imotivada - e a valorização dos trabalhadores aposentados e pensionistas.