Artropode
Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodes têm parentesco evolutivo com os anelídeos. Essa metameria é mais nítida apenas nas formas larvais.
- O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. É uma importante adaptação ao ambiente terrestre.
Embora ofereça proteção, o exoesqueleto limita o tamanho do animal, pois não acompanha o crescimento do corpo. Quando esse exoesqueleto fica pequeno, ocorre a muda. Nesse fenômeno, o exoesqueleto antigo se desprende do corpo do animal e é trocado pelo novo, que já está formado. Até se tornarem adultos, os artrópodes podem fazer essa troca várias vezes. Por isso, podemos encontrar exoesqueletos de artrópodes soltos em árvores.
- O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto. O sangue circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.
- a classe insecta (insetos), os chilopoda e os diplópodes apresentam respiração pela traquéia. Eles são formados por canais ramificados que reduzem de forma progressiva o seu calibre até entrarem em contato com os tecidos líquidos.
As traquéias estão localizadas no tórax e no abdômen e apresentam estigmas, que são orifícios externos. alguns animais possuem sacos aéreos, dilatações nas traquéias para armazenagem de ar.
O sistema respiratório traqueal ocorre na maioria dos artópodes.
Nos micro-crustáceos a respiração pode ser cutânea.
As aranhas e animais da classe arachnida utilizam traquéias para realizarem suas trocas gasosas. Existem aranhas que possuem filotraquéias que são os