artrologia
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª LANE
SAÚDE COLETIVA
EF1N1
PEDRO PAULO FACÃO
QUALIDADE DE VIDA
ANANINDEUA/PA
2014.
ESCOLA SUPERIOR MADRECELESTE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª JULIANA BENJAMIN
ANATOMIA
ALEX CARVALHO
ARTROLOGIA
Parágrafos desenvolvidos como requisito para avaliação à disciplina Fundamentos do Jogo ministrado pela Profª Juliana Benjamin no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da ESMAC.
,
ANANINDEUA/PA
2014
Tipos de Articulações
Articulações planas
Tem apenas leve movimento de deslizamento entre as superfícies justapostas relativamente achatadas
Exemplo: Articulações entre os ossos carpas adjacentes
Articulação do tipo gínglimo
O gínglimo é um tipo de articulação sinovial. Nele, as faces articulares estão moldadas de maneira a permitir somente o movimento em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo.
A direção do movimento que o osso distal realiza nesse processo é raramente no mesmo plano do osso proximal; geralmente há um certo desvio da "linha reta" durante a flexão
Alguns exemplos de gínglimos: as articulações interfalangeais a articulação úmero-ulnar
Articulação elipsóidea
Tem uma superfície articular que é expandida mais numa direção que em outra, formando uma elipse Exemplos: Articulação entre a extremidade distal do rádio e a fileira proximal dos ossos carpais.
Articulações selares
Permite todos os tipos de movimentos exceto o de rotação Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares.
Exemplo: Carpometacárpicas do polegar.
Articulação Esferóide É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum.
Exemplos: Articulações do quadril e ombro.