Artrite Reumatóide
Conceito Artrite Reumatóide é uma doença auto imune de causa desconhecida, sua característica típica é a inflamação no líquido sinovial e causa destruição da cartilagem articular. Ela pode ser leve de duração breve com lesão articular mínima ou também pode ser acentuada progressiva com comprometimento funcional.
As mulheres são mais afetadas. Estudos indicam predisposição genética e mostraram que até 70% dos pacientes com AR expressam HLA-DR4.
Sinais Clínicos
Os sintomas iniciais podem ser articulares e /ou sistêmicos. Esses sintomas podem persistir por várias semanas ou meses até chegar ao diagnóstico. Quando são realizados todos exames e não se chega a um diagnóstico começa a pensar na possibilidade de AR.
Em alguns pacientes os sintomas iniciais consistem em astenia (perda ou diminuição da força física) , fadiga, mal-estar, fraqueza generalizada, febre baixa e dores musculoesqueléticas vagas,antes do início das queixas articulares (sinovite).
Efeitos da AR
Cartilagem: Erosão da cartilagem.
Sinóvia: Células de revestimento microvascular ativadas para dar início ao processo inflamatório, formação de pannus.
Ligamentos: A erosão os enfraquece.
Músculos: A imobilidade os encurta; a miosite os enfraquece; a dor e o derrame provocam a defesa; a inibição reflexa resulta em fraqueza.
Osso: A erosão resulta em deformidade articular, bloqueio ósseo e dor.
Sistema extra-articular: Miosite, anemia, alteração do sono, fadiga, maior dispêndio de energia em virtude dos padrões anormais de movimento.
Fisiotapologia
A AR causa amplas alterações morfológicas. As mais graves se manifestam nas articulações. Inicialmente, a sinóvia se torna edemaciada, espessada e hiperplásica, transformando seu contorno liso em um coberto por franjas delicadas e bulbares. As características histológicas incluem:
1. Densa infiltração do estroma sinovial por células inflamatórias, constituindo de células B e células T CD4+, plasmócitos e macrófagos;
2.