Artrite Reumatóide
Cyntia
Elisângela Soares Monteiro
Natália França
Oskarina
Priscilla Madaleyne Tomaz
Priscila Dos Santos Costa
Artrite Reumatóide
Belo Horizonte
2013
Sumário
1°
Introdução
3
2°
Epidemiologia e Etiopatogenia (Origem e causa)
4
3°
Partes anatômicas envolvidas
4
4°
Quadro Clínico (SIntomas)
5
5°
Diagnóstico
6
6°
Tratamento
6
7°
Artigo científico
8
8°
Resenha do artigo
9
9°
Discussão e Conclusão
11
10°
Bibliografia
12
Introdução
O termo artrite refere-se à inflamação das articulações que se caracteriza por dor, calor, aumento do volume e limitação de movimentos. Uma articulação é o ponto de união e movimento entre dois ossos.
A artrite reumatóide (AR) é uma doença crónica que afeta principalmente as articulações, mas é, na realidade, uma doença sistémica, isto é, pode afetar outros órgãos, como o coração, os pulmões, os olhos, a pele, entre outros, sendo classificada como uma doença autoimune.
Em condições normais, todos os seres humanos possuem um sistema imunológico (anticorpos) que funciona para nos proteger de tudo o que for estranho ou alheio ao nosso corpo, como por exemplo os vírus, as bactérias e os fungos que provocam doenças e infecções; esta protecção dá-se por meio da criação de anticorpos, que são proteínas que se unem aos vírus, bactérias, etc, e os destroem.
No caso da artrite reumatóide (AR), os anticorpos comportam-se de forma anormal e atacam as articulações e outras partes do corpo, tais como o tecido de revestimento do coração e pulmões, entre outros, assim surge o termo “autoimunidade”, uma resposta imunitária criada contra os próprios tecidos.
2° Epidemiologia e Etiopatogenia (Origem e causa)
A Artrite Reumatóide é uma doença grave e crônica de causa desconhecida. É uma doença Auto- imune sistêmica,