Artistas
Hélio Oiticica: Foi um pintor, escultor, artista plástico e performático. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1937, e faleceu na mesma cidade, em 1980. Em 1954, iniciou estudos de arte na escola de Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), estudo marcado pela ênfase da livre criação e experimentação. No mesmo ano escreveu o primeiro de seus muitos textos sobre arte. Entre 1955 e 1956, Oiticica fez parte do Grupo Frente de artistas concretos. É considerado por muitos, um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.
Waltércio Caldas: Nasceu no Rio de Janeiro, em 1946. É um escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo. Estudou pintura com Ivan Serpa, em 1964, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. As obras de Waltércio Caldas provocam um estado de suspensão naqueles que as contemplam. Desmontam a certeza da experiência, pulverizam a acuidade do olhar, deslocam o espectador para uma posição inquietante, onde a percepção visual não se diz como rotineiramente. De fato, não se oferecem como simples alteridades.
Yayoi Kusama: Nascida no Japão, em 1929, é uma pintora, desenhista, escultora, e uma das principais artistas do século XX.