Artistas contemporâneos
Docente: Thalles Chaves
Turma: ARQUI 4NA
Discente: Poliana Vieira Priscila do Vale Ezio Alves Rodrigo Nogueira Rayanna Galvão
Mossoró, 06 de Novembro
Artista Nacional - Zé Tarcísio
Biografia do Autor
Zé Tarcísio nasceu em 1941 em Fortaleza. Inicia seus primeiros trabalhos aos 19 anos, no pensar artístico. Frequenta, por dois anos, o Curso Livre de Pintura na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1971, é comissionado por Walmir Ayla para ser um dos representantes brasileiros na VII Bienal de Paris. E, 1974, expondo no XXIII Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, ganha o prêmio nacional: uma viagem ao exterior. Em 1976, tem seu trabalho Regando Pedras reproduzido em selo pela ECT.
As origens o chamam de volta à terra natal e, em 1982, monta seu ateliê nos arredores do atual Centro Cultural Dragão do Mar. A década de 90 rende-lhe uma homenagem do Museu de Arte da Universidade do Ceará, o Mauc, por 30 anos de atividades artísticas e uma temporada na Europa e em Cuba. Em 2001, recebe a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza. Já em 2003 retorna ao velho mundo, com algumas atividades: integra o júri da III Bienal Internacional de Arte Jovem, em Vila Verde , Portugal. Realiza sua primeira obra pública na Europa, na Escola Profissionalizante. Promove oficinas culturais para: crianças e adolescentes na mesma cidade, e para 500 participantes no Convívio Nacional do Movimento Encontro de Jovens Shalom em montemor-o-Velho, em coimbra, Portugal.
Viver, confundir-se. Transpassar-se no tempo, de todos os estímulos esboçados. Ser, como artista, uma sensitiva transitória e receptiva. Assim tem cumprido José Tarcísio, cearense de menos de quarenta