ARTIGOS
OBJETIVO
QUESTÃO DE PESQUISA/HIPÓTESE
METODOLOGIA
RESULTADOS
1) 483 - Associação Entre A Remuneração dos Auditores Independentes e O Q de Tobin
Este artigo investiga a relação entre os honorários de auditoria contábil e de consultoria prestados pelos auditores com o Q de Tobin.
Preocupados com o processo de criação de valor, os gestores e membros do conselho de administração, quando da contratação de auditores independentes, devem apreciar cuidadosamente a remuneração e natureza dos serviços designados a estes auditores.
Após a finalização da coleta e transformação dos dados, organizam-se as variáveis através de painel para acompanhar ao longo do tempo as informações de cada companhia. Para mensurar como os honorários de auditoria impactam na performance das empresas apresenta-se por tanto um conjunto de medidas de valor e desempenho até então utilizados: Q de Tobin’s.
A relação negativa demonstrada ao longo das análises deste artigo trazem conclusões de que o crescimento de serviços de extra auditoria é acompanhado com redução do valor do Q-Tobin. Os resultados aqui documentados foram limitados pelas restrições especialmente presentes na base de dados.
2) 16 - A Percepção dos Auditores Na Mensuração dos Instrumentos Financeiros A Valor Justo Nas Instituições Financeiras
O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos auditores especialistas em instituições financeiras, em relação à mensuração do valor justo dos instrumentos financeiros complexos nível 3, nos aspectos de relevância, mensuração e estimativas contábeis.
Qual é a percepção dos auditores frente aos desafios e dificuldades existentes sobre o valor justo dos instrumentos financeiros complexos?
Para obtenção da percepção do auditor independente, foi encaminhado através do “surveymonkey” um questionário e como avaliação a escala de Likert, desenvolvidas por Rensis Likert, no início dos anos 30, sob a teoria organizacional. Foram catalogados 264 auditores independentes, no sítio LinKedin, com