Ester
Por que é importante o controle patrimonial das empresas feito pela contabilidade? O que seria o patrimônio líquido das empresas?
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, a estabilidade das operações da organização e, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. É de responsabilidade do gestor financeiro da empresa, garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários para as atividades e a realização de investimentos.
Além dos investimentos, podem-se ainda consideradas como parte integrante da gestão financeira, as atividades de âmbito administrativo como as atividades contabilísticas, a gestão de contas correntes de clientes, fornecedores e outros devedores e credores, a gestão do faturamento, entre outros.
Ter um controle patrimonial nada mais é do que estar a par da situação financeira da empresa de uma forma detalhada, através de um balanço patrimonial, feito pela contabilidade da empresa e apresentado na forma de um documento onde são reunidos vários dados e informações para analisar como anda o posicionamento da empresa em relação aos seus custos e bens, ou seja, seu patrimônio.
O balanço patrimonial é feito periodicamente, a empresa optou por ter um profissional, formado em contabilidade, em tempo integral na empresa para que se tenha um melhor controle e acesso rápido sempre que necessário. Este profissional reúne vários dados financeiros da empresa como, por exemplo, empréstimos, valores investidos no estoque, dívidas com fornecedores e pagamento de mão de obra,