Artigos e os nomes
O artigo definido é uma palavra pequena e de aparência insignificante, porém tem grandes valores expressivos ex: O,a,os,as * Ex: Pedro ensina modernos processos de leitura; * Pedro ensina os modernos processos de leitura;
Neste exemplo o OS foi fundamental paracomplementar o sentido da oração.
No primeiro exemplo queremos significar que Pedro ensina alguns processos modernos de leitura. No segundo, ele ensina todos esses processos. No primeiro caso, a ausência do artigo deu a frase um sentido superficial, pois Pedro não foi específico de quais processos ele ensina.
Já no segundo ele usa um sentido totalitário, porque ele não ensina apenas alguns, e sim todos os processos.
O artigo tem um valor estilístico que não devemos desprezar de modo nenhum.
Artigo nomes próprios
Nomes próprios são nomes de pessoas, animais, países, estados ou cidades, nomes de rios, etc. Não existe outra regra para esses nomes, eles devem começar, obrigatoriamente, com letra maiúscula, ou seja, é errado escrevê-los com letra minúscula. * EX 1: Joana não falta ao trabalho * 2: a joana não falta ao trabalho
No primeiro caso, Joana embora citada com amizade, envolve certa distância. No segundo caso, Joana é apontada pelo artigo definido “a” e se torna mais familiar.
ARTIGOS NAS ENUMERAÇÕES
O artigo desempenha um importante papel expressivo. O desconhecimento do seu emprego pode mesmo dar motivo a equívocos. Para evitar equívocos, a língua dispõe do adjetivo composto. Se quisermos fazer a devida discriminação, diremos, com o artigo no plural: “os exércitos alemão e italiano”, ou repetindo o artigo: “os exércitos alemão e o italiano”.
ARTIGO INDEFINIDO
O artigo indefinido - um, uma, uns, umas - determina o substantivo de modo impreciso, indicando que se trata de simples representante de uma dada espécie. * EX:Um violino está desafinado. [um dentre os vários da orquestra].
A indeterminação não é específica, e sim um mistério,