Artigos pronome e numerais
Artigo:
“um incêndio de grandes proporções está destruindo, nesse momento, um prédio comercial no centro de São Paulo. Pessoas que trabalham no local disseram que ouviram uma explosão e, logo a seguir viram muita fumaça. Segundo informações do corpo de bombeiros, o prédio não possui sistema de segurança contra fogo e o incêndio pode se espalhar para outros prédios vizinhos. Ainda segundo o soldado do corpo de bombeiros, a explosão teria sido causada por vazamento de gás”
Observe que, inicialmente, empregou-se: um incêndio, um prédio e uma explosão e, depois, o prédio, o incêndio e a explosão.
Essa mudança (um- o, uma- a) se deu porque inicialmente , quem estava ouvindo a noticia não tinha nenhuma informação a respeito do fato. Dai o emprego de um/uma, que torna genérico, indefinido, o sentido dos substantivos incêndio, prédio e explosão. Na segunda vez em que esses elementos são citados, eles já são conhecidos, definidos, por isso, aparecem as formas o prédio o incêndio e a explosão. As palavras o, a, os, as e um, uma, uns, umas que servem para definir/individualizar ou indefinir/ generalizar o sentido do substantivo chamam-se artigos.
O próprio conceito de artigo nos leva a uma subdivisão dessa classe gramatical:
Artigos definidos: o, a, os, as. Indefinidos: um, uma, uns, umas.
Artigo _ palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo de maneira geral (indefinida) ou particular (definida).
Principais empregos do artigo
a. O artigo substantiva qualquer palavra. Toda palavra determinada por um artigo passa a funcionar como substantivo. Esse fato gramatical recebe o nome de – substantivação. A palavra longe, por exemplo, pertence á classe gramatical dos advérbios e a palavra cantar, á dos verbos. Na frase abaixo, no entanto, por estarem determinadas por artigo, elas funcionam como substantivos. Ouvia-se ao longe o cantar de um