o mundo antigo grego
Trata-se de palavras ou expressões que caracterizam, definem, determinam, enfim, dão algumas informações sobre o substantivo ao qual se referem.
ADJETIVOS
Os adjetivos são determinantes que caracterizam o ser determinado pelo substantivo atribuindo-lhe qualidade, estado, modo de ser. Em uma frase, o adjetivo está sempre relacionado ao substantivo.
O adjetivo pode ser representado por um expressão – formada por duas ou mais palavras – chamada locução adjetiva. Essa expressão também e sempre relacionada a um substantivo: sorriso sem dentes; carro de hoje; garota de bem com a vida; água de beber.
Assim como o substantivo, o adjetivo pode ser classificado de acordo com a quantidade de elementos que formam ou segundo sua origem e finalidade.
· Simples: constituído por uma só palavra : alta, morena, elegante.
· composto : constituído de duas ou mais palavras: azul –marinho, sul-americano.
· primitivo: não provem de nenhuma palavra, mas pode dar origem a outras; pobre, rico, forte, feliz.
· Derivado: origina-se de outra palavra; perigoso (de perigo), otimista (de ótimo), desconfortável (de conforto), esverdeado( de verde).
O adjetivo também pode ser usado como substantivo. Nesse caso, ele dispensa o substantivo, porque compreende tanto a nome do ser ( substantivo) quanto a característica a ele atribuída (adjetivo): as mulheres velhas = as velhas; os homens ricos = os ricos; as pessoas brasileiras = os brasileiros.
Esses são casos de substantivação do adjetivo.
Na linguagem figurada e nas gírias, porem, costuma ocorrer o contrario: o substantivo faz papel de adjetivo: Ganhei um presente joia.
Gênero e numero
Para concordar com o substantivo a que se refere, o adjetivo é variado em gênero ( masculino e feminino) e numero ( singular ou plural).
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes ou biformes.
Os adjetivos uniformes tem uma única forma para os dois gêneros: aluno feliz, aluna feliz, amigo fiel, amiga fiel.
Os