Artigo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA
POLO ARAPIRACA
MARIA BETÂNIA DA SILVA
PARA PENSARMOS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO
Arapiraca – Al
Abril / 2013
MARIA BETÂNIA DA SILVA
PARA PENSARMOS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO
Trabalho solicitado pelo Prof. Flávio Feijó de Omena referente ao Curso Letras-Português – Polo Arapiraca, na disciplina de Antropologia Cultural para obtenção de nota.
Arapiraca – Al
Abril / 2013
1. Onde, quando e com quais objetivos surgiram os estudos de folclore? R: Surgiu na Europa, no século XVIII, tendo como objetivo coletar dados da cultura dos camponeses, através da fala, os europeus afirmavam que a sua cultura estava desaparecendo, por causa do rápido crescimento da urbanização e da industrialização.
2. O que é cultura popular?
R: Considerada como cultura dos mais pobres, essa é a cultura que o povo faz no seu cotidiano, aprendemos com a espontaneidade aquilo que passamos e recebemos ao longo da vida (conhecimento) construímos ideias e valores sobre si mesmo e sobre o mundo, onde podemos encontrar nosso próprio modo de viver. Podemos dizer que é cultura de costumes, tradições de um povo, onde nosso país é constituído por povos de origens diferentes, onde geralmente isso é passo oralmente.
3. O que é cultura de massa?
R: São manifestações culturais em conjunto, não estando ligada a nenhum grupo social, pelo fato, de ser transmitida pelos meios de comunicação a qual assim é produzida para a população.
4. O que é aculturação?
R: É quando juntamos duas culturas diferentes, onde entrando em contato (o choque de uma com a outra) originam mudanças em ambos os grupos.
5. O que é Cultura Real e Cultura