Artigo
Bethania Arantes de Freitas; Kathiele Cristhie Camargos; Laís Macedo Fernandes; Laíne Cintra Mariano; Simone Aparecida Pereira Ramos; Gabriella de Freitas Alves
RESUMO
A doação de sangue é um problema de interesse mundial, levando em consideração que não há uma substância que substitua o sangue humano. Assim, este estudo realizou uma análise dos dados obtidos no questionário aplicado aos alunos do segundo período de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Ituiutaba, utilizando métodos estatísticos do software BioEstat para que fosse possível a discussão dos resultados, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. O objetivo foi identificar o perfil dos alunos doadores e não doadores de sangue, verificando se os entrevistados consideram a doação de sangue um ato importante, e caso não doadores, qual o principal motivo para não doarem. A pesquisa relacionou os conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Estatística.
Palavras-chave: Doação de Sangue. Alunos. Ciências Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
A doação de sangue ainda é um problema de interesse mundial, embora várias campanhas sejam divulgadas na mídia, pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo, ou seja, não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento.
É fato que a ciência avançou muito e fez várias descobertas na área da saúde, mas ainda hoje não encontrou um substituto para o sangue humano, de modo que quando uma pessoa precisa de uma transfusão sanguínea, ela só pode contar com a solidariedade de outras pessoas (MOURA et al., 2006).
Há várias situações que a transfusão se faz vital, como nos pacientes vítimas de acidentes de trânsitos, pacientes com grandes queimaduras, pacientes hemofílicos, anêmicos, com problemas de coagulação sanguínea e