Artigo
1Ícaro Batista
1Bruno Yoshikawa
2Profº Elias - Orientador(a)
2Profº Walter - Orientador(a)
1Tecnologia em Mecatrônica Industrial – 1º Semestre
2Depto de Engenharia
Resumo
A robótica industrial vem tomando conta das fabricas de grande, médio e ate pequeno porte, nos estados unidos, Europa e Japão e isso acontece pelo fato de suas funcionalidades dentro dessas empresas.
Unimates foi o primeiro robô industrial criado por Devol em 1954, logo apos começaram a surgir outros fabricantes e assim a popularização dos robôs e os implantando em fabricas automotivas.
Palavras-chave: Robô industrial, automóvel, fabrica.
Introdução
“Um robô industrial é definido como um manipulador programável em três ou mais eixos, controlado automaticamente, reprogramável e multifuncional”. (Fonte: ISO) O presente estudo tem como enfoque principal os robôs industriais com ênfase em fábricas automobilísticas, ou seja, todo processo desde a montagem dos motores, passando pela soldagem das peças, pintura, testes de qualidade e finalmente auxiliando na montagem de todo e quaisquer automóveis que vemos nas ruas. A população mundial de robôs vem crescendo cada vez mais. Nos estados unidos e Europa existem aproximadamente 93 maquinas para cada dez mil trabalhadores. Nas empresas automobilísticas esse numero cresce acentuadamente e chega a atingir um numero de 740. O ocidente ainda perde feio para o Japão, empregando mais ou menos 1500 para o mesmo grupo de dez mil trabalhadores. Esse número como bem sabe não param por ai, conforme o tempo passa mais nos surpreendemos com novas tecnologias aumentado à funcionalidade, qualidade e a velocidade de processos. A ascensão desses robôs nas indústrias é devido ao fato de sua funcionalidade que supera um trabalhador em alguns detalhes como precisão e eficiência, no entanto todo e qualquer robô tem alguém que o faz tão preciso e eficiente como deve