Artigo
Raphaela Fialho ¹
Resumo
Este artigo traz o conceito básico da contabilidade, como métodos da escrituração contábil, o princípio básico da partida dobrada, o balanço patrimonial, trazendo informações das contas presentes nessa demonstração contábil.
Palavras-chave: Balanço Patrimonial
1.Introdução
A Contabilidade é uma ciência social, o objetivo da contabilidade é o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades e tem por finalidade auxiliar ao sócios e acionistas dessas entidades no controle do seu patrimônio e planejamento. O principal instrumento da contabilidade é o balanço patrimonial, nele encontramos informações necessárias na hora da tomada de decisão. Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. Por isso sua elaboração é de suma importância para ter a correta dimensão do patrimônio de uma entidade, verificar o seu desenvolvimento.
2.Desenvolvimento
2.1Métodos de escrituração
Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis. Embora haja várias maneiras de escrituração contábil, todas elas precedem de um princípio básico, as partidas dobradas. Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito, ou seja, não há débito sem crédito e nem crédito sem débito correspondente. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
2.1.1 Pilares das partidas dobradas
Descrito pela primeira vez em 1494, pelo Frade Luca Pacioli, conhecido mundialmente como o pai da contabilidade, em seu livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et