Artigo
NA CAL SUL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Jason Silveira dos Santos
Edson Marques Junior
Bruna Branco
Larissa da Cruz
RESUMO
Este trabalho apresenta o estudo das unidades de estocagem na empresa Cal Sul Materiais de Construção, bem como, sugere formas de criar métodos padronizados para realizar a organização e procedimentos em tal unidade, visando sua melhoria, tendo em vista tanto os pontos dos colaboradores, como o dos clientes da Organização.
Palavras Chave: Estoque, Gestão de Processos, Fluxograma.
Foz do Iguaçu, Novembro de 2014.
1 INTRODUÇÃO
Estoques são acumulações de produtos em suas diferentes formas, na cadeia Logística e Produção. É uma necessidade para manter algum nível de serviço, ou seja, a forma de manter o produto disponível quando solicitado.
Segundo Ballou, um objetivo primário do gerenciamento de estoque é garantir que o produto esteja disponível no tempo e nas quantidades necessárias. Porém numa visão mais ampla, ter o produto disponível no momento e nas condições desejada pelo cliente, depende de uma série de fatores, onde o estoque pode ser por muitas vezes a válvula de escape de um processo, ou seja, são essas acumulações de materiais que equilibram o sistema, nas diversas situações do cotidiano.
Portanto é de extrema necessidade criar métodos de avaliar, e ter uma constante manutenção dos estoques, para extinguir qualquer prejuízo quanto à perda ou acumulo desnecessário de produto e também criar um possível modo de economizar, com a aquisição dos mesmos junto aos fornecedores.
Existem também os tipos de estoques tais como, Estoque em canal, Estoques de especulação, Estoque de Segurança, Estoque obsoleto e Estoque de natureza cíclica ou regular, estes apresentam formas de suprir a demanda em nível médio. Os estoques estão presentes em todas as fases da cadeia Logística, e todos possuem suas funções necessárias para que ao fim o produto esteja disponível para o cliente, no momento de seu desejo.