artigo
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CONCEPÇÃO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
INDIVIDUAL DO ALUNO
REGIMARA APARECIDA DE FREITAS FARIA
Turma 20
CONCEIÇÃO DOS OUROS, MG – 2014
1.Introdução
A APAE de Conceição dos Ouros tem como missão promover e articular ações de defesa e de direito, prevenções, orientações, prestações de serviço, apoio a família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Desenvolver o potencial do aluno proporcionando sua integração ao meio social; priorizar qualidade de vida nas áreas de esportes, lazer e cultura; amparo e lazer aos idosos; oferecer programas educacionais de acordo com as possibilidades de cada aluno; promover a inclusão e preparação para a inserção ao mercado de trabalho.
Colocando em práticas, promovendo e executando o trabalho, através de avalições diárias, onde esta deve ser no primeiro momento, uma sondagem dos conhecimentos de cada aluno, sendo necessário e primordial que no seu processo haja as três bases formadoras de observação, como diagnósticos, o prognóstico e o processual. O processual é para que haja momentos de reflexão e tomada ou mudanças do “fazer”. Como estamos avaliando crianças especiais, não podemos deixar de observar as competências e habilidades sensórias, motoras, memórias, raciocínio logico, comunicação sócio-afetivo, atenção, concentração, expressão criativa e conteúdos pedagógicos. Os instrumentos usados para a avaliação serão através de trabalho de pesquisas individuais ou de grupo, relatórios escritos ou por desenhos, prova objetivas não padronizadas, atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, participação, realização das tarefas (casa), comprometimento e comportamento. Sendo assim, entra a importância do PDI, sendo entendido como um instrumento a ser empregado na mediação do processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual nos