artigo
Aluna: Adriana Lima Vieira Rosa
Professoras: Ana Cristina Brasil, Cristina Santiago e Ticiana Mesquita
Disciplina: Vivências Integradas de Fisioterapia I
Data de entrega: 13/11/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
REDE SARAH 4
MEDFISIO 5
NAMI 6
CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
Os locais visitados são clínicas de atendimentos fisioterápicos de nível secundário e a equipe trabalha de forma multidisciplinar e interdisciplinar no tratamento de cada cliente. As técnicas e os recursos são aplicados de acordo com as disfunções e as patologias apresentadas por cada paciente. Os recursos mais conhecidos e utilizados na Fisioterapia: Cinesioterapia, Eletroterapia, Termo terapia, Fototerapia, Mecanoterapia, Massoterapia, Hidroterapia e Crio terapia.
REDE SARAH
Era chamada antes de Hospital Sarah Kubitschek em homenagem a Dona Sarah Luisa Lemos Kubitschek de Oliveira. Em 25 de junho de 1991 foi aprovada a lei no Congresso Nacional, que transforma a antiga Fundação em Associação das Pioneiras Sociais que irá viabilizar a expansão da Rede Sarah. A Rede Sarah se espalhou por todo o País com nove unidades de hospitais de reabilitação e hoje os hospitais realizam mais de 19 milhões de procedimentos por ano. Existe há treze anos em Fortaleza e é ligado ao Governo Federal. Atende crianças com Paralisia Cerebral (PC), Mielomeningocele, adultos com lesões medulares (causada por acidente de trânsito ou por acidente de arma de fogo), idosos que sofreram AVE (acidente vascular encefálico), Mal de Parkinson. O foco da instituição é buscar independência do paciente e melhorar sua qualidade de vida.
A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas que trabalham de forma integrada, numa abordagem interdisciplinar. Avalia condições clínicas individuais do paciente, percebe o sujeito em sua integralidade. Os profissionais atuam na área da assistência, ensino, pesquisa