artigo
Isso leva a criação de metodologias apropriadas, que viabilizem e contribuam na melhor qualidade de ensino e na formação crítica dos alunos.
O uso das artes visuais no ensino de Geografia se faz necessário, pois vem tentar suprir as demandas do mundo contemporâneo. Todavia, as tecnologias da informação e da comunicação são hoje parte da realidade de quase todos os alunos, e o aluno precisa aprender a usá-la como instrumento educativo que se aproxime de seu contexto social e cultural, para que ele seja protagonista no seu dia a dia, além disso, o aluno não só irá produzir imagens, como interpretar e atribuir sentido a elas nos mais variados contextos, desde as imagens mais antigas até as produções contemporâneas.
Para esse contexto, a Profª Jacqueline Barbosa (PUC), fala da importância da tecnologia como um meio para ensinar, mas também como ferramenta que permite interação com o mundo atual; não só a imagem, como a imagem em movimento, a imagem estática e o infográfico como objeto de reflexão do processo de ensino aprendizagem.
Hoje o aluno dispõe de recursos em relação à produção e a criação de imagens, no entanto, isso não quer dizer que ele esteja preparado para manuseá-la, mas cabe ao educador explorar com os alunos ferramentas capazes de inseri-los com mais qualidade nesse mundo de imagens, oportunizando a realização de produções visuais que utilizem as mais variadas materialidades e técnicas, desde as consideradas convencionais (e ainda fascinantes), como tintas, lápis de cor, giz de cera, cores e texturas diferentes, carvão, argila, materiais bidimensionais e tridimensionais, até os mais sofisticados, como câmeras, filmadoras e celulares.
Os Parâmetros Curriculares (PCN, 1997) dão à área de arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas:
1ª -