Artigo
ARQUITETURA E URBANISMO
UNIFAP
2010
Aluna: Carolina Cavalcante
Matrícula: 201004046
Decomposição de formas básicas
Análises:
Figura 01
– Análise física:
Partindo da forma inicial – um quadrilátero de 10cm de lado – realizou-se a decomposição da forma com um corte inicial na diagonal e posteriormente, com a formação de dois triângulos. Tirou-se a medida de 1cm dos lados para a parte interna dos triângulos para que fossem formados outros dois triângulos e assim cessivamente. Com o movimento de rotação cada triangulo foi formando ângulos de 90° com as suas diagonais, de forma que os triângulos menores ficaram cada vez mais para o centro da figura, formando assim uma espiral de triângulos, cujas hipotenusas formam ângulos de 90°. - Análise psicológica:
Toda espiral tem um começo e um fim, pelo fato da figura 01 ter um formato aproximado de uma espiral, o visualizador tende a fazer com os olhos este percurso, já que a figura é composta por retas esse caminho percorrido com os olhos, transmite a idéia de direção, penetração, movimento violento e decidido.
- Análise Semiológica:
A figura apresentada remete a idéia de composição da letra G.
- Aplicação:
Pode ser utilizada para logotipos.
Figura 02
- Análise física:
A forma inicial, dois círculos de diâmetro aproximadamente 10,5cm, com a decomposição fazendo-se um raio e uma semicircunferência no outro raio que forma o diâmetro tem-se a figura cortada ao meio. Abrindo com movimento de rotação até formar o ângulo de 90°, as duas circunferências iniciais formam a figura apresentada.
- Análise psicológica:
As curvas dão a sensação de leveza, suavidade e feminilidade, todavia a figura possui em seu interior retas na horizontal e vertical. A reta da horizontal transmite a idéia de infinito, as da vertical de direção, quando aparecem as curvas sente-se a suavidade que elas proporcionam.
- Análise semiológica:
Remete a peças de quebra-cabeça.
- Aplicação:
Pode ser utilizada para