Artigo
Um transformador de estado sólido, como a maioria dos transformadores, é formador por:
- 1 retificador;
- 2 barramentos CC (corrente contínua);
- 1 conversor CC-CC;
- 1 inversor.
Figura: Esquema de um Transformador de Estado Sólido (SST)
1) Retificador:
O Retificador é um componente que converte corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC). Na entrada do retificador, é conectado um fio ou cabo que está associada a rede de alta ou média tensão (13,8kV, 34,5kV e 380 V). O mesmo impede que haja mudança de sentido de fluxo da corrente que chega. Na rede está presente uma corrente alternada, que em redes de distribuição é a forma mais eficiente de transmissão a longas distâncias, por conta da quantidade menor de perdas.
Um retificador é formado basicamente por semicondutores, onde os mais comuns são os diodos, que são componentes, principalmente de média e baixa tensão, que “direcionam” o sentido da corrente, e os tiristores, que são componentes, principalmente de alta tensão, que no sentido de conexão direta (onde ocorre a aplicação de um pulso de corrente no gate) ocorre a condução da corrente elétrica, e no sentido de conexão inversa, o mesmo funciona com um diodo normal.
Existem basicamente dois tipos de retificadores:
- Retificador de Meia Onda: O retificador de meia onda possui um diodo em série com uma resistência de carga. A ddp na carga tem como saída uma senoide de meia onda. Logo a ddp média ou corrente contínua na saída de uma resistência de meia onda é igual da amplitude máxima da tensão (tensão de pico).
Figura: Esquemático de um Retificador de Meia Onda
- Retificador de Onda Completa: O enrolamento do transformador é dividido ao meio para adaptar duas tensões iguais em cada uma das metades do enrolamento secundário, com polaridades indicadas.Quando a tensão da linha é positiva, ambos os sinais Vs serão positivos, D1 conduz e D2 está reversamente polarizado. Quando a tensão da