artigo
Faculdade Joaquim Nabuco, 8ª Período, Curso Sistema de Informação
2014.2
Resumo:
Palavras-chaves:
Abstract:
Key-words:
1. Introdução
A velocidade com que as mudanças têm ocorrido na sociedade, como também o grande volume de informações tem refletido na educação. Este fato exige que a escola deixe de ser uma mera transmissora de conhecimentos e se transforme em um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo.
As novas tecnologias podem contribuir para a aprendizagem do aluno. Quando o ato de ensinar é percebido como uma atividade intelectual, que depende da interpretação, resolução de problemas e reflexão, é possível considerar esta ação como um recurso para o desenvolvimento do ser humano.
1.1 Contexto
A tecnologia educacional, especialmente computadores e informática, tem crescido muito e tem permeado todas as áreas. Para os jovens, o uso da Internet, por exemplo, desempenha um papel importante nas relações com os amigos, família e escola.
A Internet está se tornando um recurso cada vez mais importante em nossa sociedade, envolvendo atividades como: educação, transações comerciais, correspondência pessoal, pesquisa e busca de emprego. Essas atividades são cada vez mais utilizadas na forma digital e, portanto, elevar a qualidade do ensino e da inclusão digital, aumentando o número de pessoas utilizando as ferramentas de tecnologia da era digital, é um objetivo que precisa ser alcançado.
O próprio conceito da internet não seria possível sem a tecnologia. A rapidez no crescimento de informações não seria possível sem esta tecnologia.
1.2 Significância do tema
Desde o início da era do computador, os pesquisadores educacionais e profissionais de diversas áreas