DESMAIO
Trabalho da disciplina de Primeiros Socorros do curso de graduação em FARMÁCIA do Instituto Federal do Paraná –IFPR,Campus Palmas – Ministrado pela Prof. Gisela Bontorim.
PALMAS, PR 2014
INTRODUÇÃO
O desmaio acontece quando você perde a consciência por um curto período de tempo. O termo médico para o desmaio é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos.
Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio. Se não houver nenhuma condição médica subjacente causando-lhe a desmaiar, o tratamento não é necessariamente obrigatório.
Na maioria das vezes, os desmaios não indicam doenças graves. Mas, em algumas situações, ele pode ser um sintoma de um problema de saúde sério. De qualquer forma, os desmaios devem ser motivo para uma consulta médica, principalmente se acontecem episódios recorrentes, mais de uma vez por mês.
Causas
Nem sempre a causa do desmaio é clara. No entanto, o episódio pode ser desencadeado por uma série de fatores, incluindo:
Medo
Trauma emocional
Estresse
Dor severa
Uma queda súbita da pressão arterial
Baixo nível de açúcar no sangue devido ao diabetes ou longos períodos em jejum
Hiperventilação (respiração rápida e superficial)
Desidatração
Ficar em pé por muito tempo
Levantar-se rápido demais de uma posição sentada ou deitada
Esforço físico em altas temperaturas
Tosse severa
Esforço excessivo durante a evacuação
Abuso de drogas ou álcool
Convulsão
Medicamentos que reduzem a pressão arterial também podem causar desmaios, principalmente se você passa muito em pé ou faz esforço. Esses remédios geralmente são aqueles usados para tratar a pressão alta,