artigo
Ética uma palavra traduzida do latim, ou seja, costume. É um conjunto de princípios morais que regem os direitos e deveres de cada um de nós.
O termo bioética surgiu a partir dos grandes avanços tecnológicos na área da biologia, e aos problemas relacionados com as descobertas e aplicações das ciências biológicas.
A bioética pode ser compreendida como um estudo da conduta humana na área da ciência da vida e da saúde. O comportamento ético em atividades da saúde não se limita ao individuo, mas também há um enfoque na responsabilidade social e ampliação dos direitos da cidadania.
A ética e a bioética conduzem a responsabilidade com as questões do cotidiano e das relações humanas em todas as dimensões desde que tenhamos uma postura consciente em cuidar do outro.
A bioética destaca alguns aspectos a se considerar, como autonomia que diz respeito a autodeterminação, ao poder de decidir sobre si mesmo. O principio da beneficência relaciona ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem. Já o principio da justiça relaciona a distribuição coerente e adequada de deveres e benefícios sociais.
Junto a tantas biotecnologias, surgem algumas que despertam, mesmo entre os pesquisadores de engenharia genética, dúvidas, discussões e preocupações de caráter especulativo sobre futuras aplicações que possam ferir os princípios éticos de nossa sociedade. Os efeitos sinergísticos de algumas técnicas biológicas, como a manipulação de DNA versus a produção de embriões humanos em laboratório, a clonagem com a tecnologia dos transplantes, a terapia gênica junto com a manipulação de células germinativas, a seleção de características genéticas nas primeiras divisões celulares no processamento da fecundação assistida, o diagnóstico precoce de doenças hereditárias tardias, entre outras.
A biotecnologia é uma área de grande importância para o Brasil, pois desempenha papel importante nas áreas de saúde humana e animal, isso