artigo
R: O coração, uma bomba pouco aspirante e muito premente. Os vasos sanguineos, que formam uma rede continua, unida pelo coração. O sangue, um fluido parte celulas, parte liquido. Um sistema de controle, autonomo, mas ligado ao sistema nervoso central.
02. O que é denominado o eixo elétrico do coração ou vetor cardíaco?
R: É a resultante de várias ondas de despolarização do sincício miocárdico, especialmente de massa ventricular. A soma dos vetores no complexo QRX, nas derivações sobre hipertrofia do miocárdio, e outros dados de interesse clinico. Usam-se dois métodos para sua determinação, que é o método do triangulo de einthoven e o método das derivações clássicas unipolares.
03. Qual a relação entre a velocidade de circulação e o diâmetro dos vasos. Constancia do fluxo ?
R: A área dos segmentos vasculares do sistema circulatório é bastante variável, e o fluxo é obrigatoriamente constante, a velocidade de circulação varia de acordo com esses fluxos em regime estacionario. Essa constancia do fluxo , e variação da velocidade, é aparente quando se comparam três setores fundamentais do sistema circulatório: a artéria aorta, os capilares e a veia cava.
04. Explique a energética de fluxos em regime estacionário.
R: Em um sistema líquido que se movimenta em tubos, através do trabalho realizado por uma bomba hidráulica, a energia total (Er) do fluido é dada por quatro termos, que compõem a equação de Bernouilli. Et=Ep+Ec+Ed+Eg onde o Et é a energia total, Ep, é a energia potencial, Ec é a energia cinética, Ed é a enerrgia dissipada, e Eg é a energia posicional devida á ação do campo G.
05.O que é medida da pressão arterial?
R: A medida indireta da pressão arterial é um método simples e valioso, consiste em comprimir uma artéria através de um manguito de ar, que é ligado a um manômetro. Quando a