Artigo
Alunos:
Professor:
EXPERIMENTO 02: CINÉTICA DA DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
Data: 22/04/2014.
Temperatura: 26ºC. Pressão: 1 atm.
INTRODUÇÃO
As velocidades das reações são alteradas pela adição de certas substâncias denominadas catalisadores. Os catalisadores participam das etapas intermediárias da reação química e são regenerados no final. Um catalisador modifica a energia de ativação e, como a velocidade da reação depende desta energia, também ocorrem modificações na velocidade.
No dia 22 de abril de 2014, o professor Anderson Litwinski nos orientou sobre o experimento proposto e em seguida fomos ao laboratório. Nesse experimento foram estudadas a reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, utilizando-se como catalisador o dióxido de manganês.
Para realizar a prática proposta, foram utilizados os seguintes materiais: 3 béqueres de 50 ml, 1 kitassato de 500 ml, 1 proveta volumétrica, um pedaço de mangueira, uma bacia redonda, balança semi-analítica, 1 termômetro, 1 agitador magnético, balão volumétrico de 100 ml, 1 cronômetro, 0,25 g de MnO2 (Dióxido de Manganês) mais 25 ml de água destilada, 25 ml de H2O2 (Peróxido de Hidrogênio).
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
Com base na Apostila de Laboratório de Físico-química, os principais objetivos da prática foram acompanhar a cinética de uma reação através do volume de gás produzido; Fazer o gráfico dos volumes de oxigênio obtidos em três diferentes temperaturas; Interpretar os gráficos e determinar a constante de velocidade da reação em casa temperatura; Fazer o gráfico de log K x1/T e determinar a energia de ativação.
PROCEDIMENTOS
Inicialmente foram apanhados todos os materiais utilizados no procedimento, e em seguida, para a realização do mesmo foi montado um esquema, como mostra a figura 1.
FIGURA 1: Experimento