Laudo técnico de Avaliação de Imóvel
LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL
Imóveis Urbanos, Rurais e Bens Móveis
PERICIA – Prof. MARCEL GARCIA
Ana Paula da Silva, 02 – Técnico em Edificações E3C
Sumário
INTRODUÇÃO 2
OBJETIVO 2
COMPOSIÇÃO DO LAUDO 2
LAUDO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO 2
LAUDO DE AVALIAÇÃO COMPLETO (EXEMPLO) 2
BIBLIOGRAFIA 2
INTRODUÇÃO
Avaliação de Imóveis é a precisão e fundamentação técnica do valor de mercado dos bens ou de direitos sobre eles, denominados intangíveis. Esta definição é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos para a determinação das análises de valor.
Os bens materiais são os imóveis urbanos, rurais e industriais, os veículos, as máquinas e equipamentos, o cultivo agrícola e os semoventes.
Na categoria dos intangíveis se incluem o fundo de comércio, os lucros cessantes, as marcas e patentes.
A avaliação de imóveis forma um extenso campo profissional, legalmente reservado aos engenheiros e arquitetos especialistas na área de engenharia econômica e de avaliação.
A Resolução nº 218 do CONFEA fixa as atribuições profissionais do engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo nas diversas modalidades e, conforme a Resolução nº 345 do CONFEA, são de atribuição privativa dos engenheiros em suas diversas especialidades, dos arquitetos, dos engenheiros agrônomos, dos geólogos, dos geógrafos e dos meteorologistas, registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, as atividades de vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais, obras e serviços de utilidade pública, recursos naturais e bens e direitos que, de qualquer forma, para a sua existência ou utilização, sejam de atribuição dessas profissões.
OBJETIVO
É a determinação técnica do valor de um imóvel ou de um direito sobre ele, sendo empregada em uma variedade de situações, dentro e fora do âmbito