Artigo
Gerenciamento do Sistema Logístico de uma Empresa Produtora de Derivados de Trigo
Adriana Salete Dantas de Farias (UFCG) dianamep1@zipmail.com.br
Raíssa Costa Souza (UFCG)
Resumo
Este artigo apresenta as atividades logísticas realizadas em uma empresa produtora de derivados de trigo instalada no Rio Grande do Norte, cuja produção é distribuída para todo o Nordeste e parte do Centro-Oeste. A partir de uma revisão de literatura pertinente, foi possível construir um roteiro de entrevista para facilitar a coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa. A análise dos resultados permitiu perceber, dentre outros aspectos, que a empresa-alvo realiza atividades logísticas de suprimento, apoio à manufatura e de distribuição física. Ademais, em função da maneira como o gerenciamento do sistema logístico é conduzido, constatou-se que, quanto à integração, a empresa encontra-se na fase sistêmica interna.
Palavras-Chave: Logística, Gerenciamento Logístico, Níveis de Integração das Atividades
Logísticas
1. Introdução
Cada vez mais as empresas precisam gerenciar da melhor forma seus recursos produtivos. Num ambiente de acirrada competição e de inserção no mercado global, as atividades logísticas podem contribuir muito para a elevação da competitividade de uma empresa, a partir de seu gerenciamento integrado, em função da influência que exercem na definição do nível de serviço fornecido ao cliente e por serem significativas na composição dos custos totais.
O conceito de logística integrada despontou no começo da década de oitenta e evoluiu rapidamente nos quinze anos que se seguiram, impulsionada principalmente pela revolução da tecnologia de informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição (FLEURY, WANKE, & FIGUEIREDO, 2003). Contudo algumas barreiras à integração das atividades logística podem impedir que a Logística se