serviço social
o 1ª reação católica – A maneira como a igreja recebeu seu afastamento das questões do Estado.
o 1922 - Criação da Confederação Católica – Centro Dom Vital – Porém com maior interesse de resgatar poderes.
o 1ª Guerra Mundial – Início do processo de industrialização – Crise de 29 – derrocada da indústria cafeeira – diminuição da exportação do café - Revolução de 30 (Significou o fim da estrutura republicana que se desarticula sob o peso das suas divergências internas mostrando necessidade de rever o sistema político do país) – Fim da hegemonia burguesa do café – necessidade de reajustamento das estruturas do país.
o Governo provisório – legislação social – ministério do trabalho – decretos e regulamentações sobre as relações entre empregados e patrões - direito a sindicalização (19/03/31) – regulamentação do trabalho de menores (03/11/32) – Objetivo: controle das lutas de classe.
o De 1º a 15 de Maio de 32 – Curso Intensivo de Formação Social para Moças – Cônegas de Santo Agostinho - dirigido por Mademoseile Adele de Loneux - professora da Escola de Bruxelas (Ecole Catholique de Service Social -1ª escola de serviço social da Bélgica)
o 1ºs passos: 1932 – CEAS (Centro Estudos de Ação Social) – Fundador e mantenedor da escola.
o As alunas interessadas no estudo dos problemas sociais buscando orientação, esclarecimento e formação de um julgamento acertado face à "questão social". As disciplinas do curso e as visitas realizadas despertaram esse interesse. Esse foi o inicio do CEAS ainda sob orientação de Mlle. Loneaux.
o Julho de 1932 – Densa atmosfera política – Precipita-se o movimento revolucionário pela reconstitucionalização - Interrompe-se o trabalho do CEAS, que é retomado em Agosto do mesmo ano – Conselho do Monsenhor Gastão Liberal Pinto – 29 de Agosto acontece a reunião preliminar de formação do centro. Aprovado em assembléia geral, em 16/09/32 e eleita também a primeira