ARTIGO
Efeito da restrição alimentar quantitativa
Efeito da restrição alimentar quantitativa sobre o ganho compensatório e composição da carcaça de frangos(1)
Silvio Mitsuo Sugeta(2), Poliana Fernanda Giachetto(2), Euclides Braga Malheiros(3), Marcos Macari(2) e Renato Luis Furlan(2)
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do nível de restrição alimentar sobre o ganho compensatório e composição da carcaça de frangos Ross. Foram utilizados frangos machos, submetidos a restrição alimentar quantitativa de 30% e 70% do consumo diário das aves alimentadas ad libitum, entre o 8o e o 14o dias de idade e realimentados ad libitum até 42 dias de idade, em um experimento inteiramente casualizado, segundo um esquema em parcelas subdivididas, tendo como parcelas o programa alimentar (ad libitum, restrição 30% e 70%) e subparcelas a idade das aves (dias). O ganho de peso, peso da carcaça, peso do intestino e quantidade total de gordura dos frangos restritos a 70% foram significativamente menores aos 42 dias de idade; no entanto, não foram verificadas diferenças significativas quanto a estes parâmetros entre frangos restritos em 30% e os alimentados ad libitum. A conversão alimentar, o comprimento do intestino e a gordura abdominal não foram afetados pelo programa alimentar. Os resultados obtidos nestes experimentos evidenciam que frangos de corte submetidos a restrição alimentar de 30% apresentaram ganho compensatório durante o período de realimentação; no entanto, a restrição de 70% é muito severa, afetando de forma negativa tanto o desempenho quanto a qualidade da carcaça dos frangos.
Termos para indexação: ingestão de alimentos, ganho de peso, desempenho, sistemas nutricionais.
Effect of quantitative feed restriction on compensatory gain and carcass composition of broiler
Abstract The present experiment was conducted to study the influence of feed restriction levels on compensatory gain and carcass composition of broiler. Ross