artigo
Janete de Ávila Pimenta
Pós Graduada em Gestão de Projetos do IETEC
O conceito de comunicação iniciou com Aristóteles, mas já ocorria desde os primórdios da humanidade, seja por símbolos gráficos ou gestuais. Surgiu então a fala e todo o processo de codificação de significado se repetiu. Mas com todo esse avanço, facilidades e tecnologias, percebemos que algo está se perdendo. De quanto mais recursos nos dispomos, menos nossa comunicação é clara para o outro. Nas orgaizações não ocorre de outra forma. Se por um lado podemos perceber a comunicação do interlocutor através dos sinais corporais, por outro lado, o telefone, e principalmente os e-mails, nos privam desses primeiros sinais. Temos ainda a necessidade de garantir a credibilidade, a segurança e a organização das empresas, por iso é de fundamental importância matermos a comunicação como elemento chave de nossas relações. Esse trabalho propõe foco no processo de comunicação dentro das organizações e principalmente dentro dos projetos desenvolvidos por elas.
Palavras-Chave: Comunicação. Gerente de projeto. Documentação. Empresa. Equipe. Patrocinador.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo fará uma abordagem sobre a comunicação ontem e hoje. Também abordará tópicos relativos à comunicação nas empresas, nos projetos, com itens e aconselhamentos de como se obter sucesso em projetos.
2. DESENVOLVIMENTO
Nossas sociedades primitivas desenvolveram a fala por necessidade de comunicação e troca de informações. Mas não tinham como registrar o que era falado e então desenvolveram símbolos e desenhos para deixarem registro das suas informações que são encontradas até hoje nos sítios arqueológicos, dando assim origem às primeiras formas escritas de comunicação. A partir da prensa de Gutenberg a comunicação escrita se multiplicou para todos. Surgiram posteriormente outros meios de divulgação como o código Morse, o telefone de Bell e o rádio de Marconi, o que incurtou as distâncias e