Engenharia a Serviço da ética
Educação em Engenharia Sustentabilidade
ARAUJO, Francisco; BEZERRA, Isadora; PINTO, Juliana; VASCONCELOS, Mariana; PESSOA, Thaynnara; SILVA, Thiago. A Engenharia a serviço da ética, sociedade e meio ambiente. Recife, 2010.
P.1 “A degradação dos recurso naturais vem ocorrendo de forma constante durante os séculos, e, após a revolução industrial, elevaram-se de forma abrupta os danos causados pela ação humana à natureza.”
P. 2 “Nas ultimas décadas tem ficado cada vez mais evidente a necessidade de a economia caminhas junto com a sociedade e a natureza. Essa percepção tem contribuído para que a legislação de vários países avance no caminho do desenvolvimento sustentável.”
“Ao se tomar como ponto de partida o entendimento de que a infraestrutura é um termômetro da capacidade de um país de garantir os direitos básicos de cidadania aos seus habitantes, uma educação preocupada com a introdução do conceito de sustentabilidade na prática da engenharia é fator constituinte de um país soberano, o qual busca sua autonomia em meio as mudanças sociais em curso ocorridas na sociedade modernase preparando para compor o novo mosaico econômico que surge junto com o conceito de desenvolvimento sustentável e da economia ecológica que ora se nos apresenta como o futuro da economia mundial.”
“ Equilíbrio, saúde e felicidade são desejos que instigam a humanidade. Criar uma sociedade sustentável, eliminando desigualdades, evitando crises econômicas e impedindo colapsos ecológicos é o grande desafio do séculos XXI. Isso requer resiliência simultânea nos três pilares da sustentabilidade: social, econômica, ação em rede e políticas públicas interconectadas.” (XAVIER, 2013)
P.3 “Nas últimas décadas do século passado, notadamente a partir de 1970, quando a questão do meio ambiente passa a ter maior