Artigo
Os processos de mudanças estão visíveis aos olhos de todos. No que desrespeito ao ambiente de trabalho o fato é que essas mudanças continuem transformando a realidade em que muitos vivem, fazendo com que os trabalhadores tenham que adaptar seus comportamentos, o que na maioria das vezes é causa de resistência e em alguns casos tais mudanças trazem efeitos traumáticos.
A partir do momento em que se começa a conhecer melhor a vida percebe-se que para mudar existe um custo essencial, quando se escolhe um caminho , adquire-se ali experiências e seguimos sabendo que muitas coisas vão ficando para trás e muitas novas estão por vir. Tem - se o livre arbítrio, pode-se aproveitar ou não as mudanças, escolher entre mudar ou ficar como antes. A essência da razão das mudanças nos seres humanos é a busca pela perfeição, a pessoa muda para ficar melhor em diferentes aspectos da vida. No entanto, nem sempre tudo na vida segue o rumo que se busca. Muitas vezes o resultado dessas mudanças levam as pessoas a um estado pior do que aquele que estava.
Dentro das organizações, isso não é diferente, pois ali existem pessoas com personalidades diferentes, algumas mais dispostas às mudanças, outras mais resistentes, as que buscam certa estabilidade e procuram tê-la a todo custo. Esse é um dos fatos que nos faz tão diferentes um do outro e com uma visão de mundo totalmente diversificada que atrai o desejo de descobri-lo, de conhecê-lo. Muitos pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade, destacando-se dentre eles os aspectos motivacionais das pessoas, o entendimento das necessidades humanas. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja posto em prática, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, todo ser humano tem a necessidade de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser visto positivamente, de ser útil, de atender suas necessidades