Artigo
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PPP
Palavras- Chaves: Organização e Eficiência. Teorias da Administração.
Lucros.
PPP
Palavras- Chaves: Organização e Eficiência. Teorias da Administração.
Lucros.
Como consequência da Revolução Industrial houve um crescimento muito grande e desordenado das empresas. Houve necessidade de eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.
O criador da Administração foi Frederick Winslow Taylor. Também criador da Administração Cientifica, dava ênfase as tarefas dentro das empresas.
Paralelamente com a Administração Cientifica surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol, que acreditava que para atingir a eficiência era garantir a perfeita disposição dos funcionários.
Mais tarde Max Weber criou a Teoria Burocrática que seguiu a Teoria Estruturalista. E assim foram sendo criadas as Teorias da Administração de modo e de acordo com o pensamento de cada um que se tornou autor de uma dessas Teorias.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Administração cientifica
Se baseia na aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Teoria clássica Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
Teoria da burocracia
As organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Teoria estruturalista A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização Teoria das relações humana É a criação de laços entre os operários que se sentiam observados por uma administração preocupada com o seu bem-estar são muito mais importantes para o aumento da produtividade do que as simples condições físicas e materiais de trabalho. Teoria