Ceteb curso 117 – educar na diversidade – a inclusão do
Curso: 117 – Educar na diversidade – a inclusão do aluno no contexto escolar
Nome:
PROVOCAÇÃO
- “Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças”.
O que você pensa disso?
01 – Você considera que nossas escolas vêm cumprindo sua obrigação de ensinar?
Não, no sentido como Drummond coloca em sua poesia, essa escola envolvente em que o aluno vá por vontade própria, onde o envolvimento e a construção do conhecimento são feitos de forma que o aluno realmente entenda as fórmulas e eventos e que não seja refém dos livros didáticos e da decoração, o que infelizmente, muitas vezes prevalece.
02 – Como atender a oração de Drummond? Só pedindo a DEUS?
A fé é um fator muito importante, mas é necessário maior investimento tanto de recursos materiais, como na formação de recursos humanos mais cientes de seu papel, mais capacitados para atender aos atributos desta escola ideal apresentada por Drummond. Existe a necessidade da participação dos governos, da sociedade e de todas as pessoas envolvidas na educação, principalmente professores na busca de aprimoramentos e quem sabe um dia chegar a uma escola atrativa, envolvente que incentivasse a convivência entre as diferenças como a apresentada pelo poeta.
03 – O que nós podemos fazer?
Exigir mais de nós mesmos e de quem nos governa, pois o problema é social e deve ser compartilhado por toda a sociedade, todos devem refletir e analisar a sua parcela de responsabilidade, e através de uma refundação buscar uma educação de qualidade para todos, que busque em si mesma as soluções para estes problemas. Então é necessário acordar para a necessidade de mudança e que todos um dia possamos construir uma escola que priorize a educação em si, que possibilite formar mentes pensantes e críticas de seu tempo.
UNIDADE I – A ESCOLA INCLUSIVA
Texto único – A escola inclusiva
O que você pensa disso?
04 – Considerando que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares já