artigo
Objetivo desse trabalho é mostrar algumas partes de um processo empreendedor, como também o seu surgimento dentro e fora do Brasil, analisando as características e seus processos, tanto uma abertura de um negócio próprio, quanto à atitude empreendedora em uma organização.
Abstract: Objective of this work is to show some parts of an entrepreneurial process, but also its appearance inside and outside Brazil by analyzing the characteristics and processes, both an openness to own a business, as the entrepreneurial attitude in an organization.
SUMARIOIntrodução; 1.O que é empreendedorismo, 2. Empreendedorismo no Brasil 3. Empreendedorismo no mundo, 4.Ensino do empreendedorismo, 5. Perfil do empreendedor, 6. Características.
INTRODUÇÃO
De maneira geral, podemos compreender o processo empreendedor a partir de quatro etapas:
Identificar e avaliar a oportunidade: esta etapa se constitui a mais difícil no processo empreendedor. Esta fase implica em identificar uma oportunidade e analisar a sua potencialidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e ciclo de vida do produto.
Nesta etapa é fundamental o talento, a percepção, o conhecimento e o feeling do empreendedor.
Desenvolver o plano de negócios:Um negócio bem planejado terá mais oportunidades de sucesso do que um sem planejamento, na mesma igualdade de condições. É fundamental que o empreendedor saiba planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.
Determinar e captar os recursos necessários: Determinar os recursos necessários é consequência do que foi feito e como foi planejado o plano de negócios. A captação de recursos pode ser feita de várias formas e por meio de fontes distintas que vão desde recorrer a bancos, economias pessoais, até as familiares e amigos.
Gerenciar a empresa criada:Não adianta identificar uma excelente oportunidade de negócio, desenvolver detalhadamente o plano de negócios, captar os