Artigo
3 coisas que todo CEO deveria fazer em 2012
Ok, é preciso tornar a empresa lucrativa para os acionistas – mas, sem esses três passos, isso bem fica mais difícil
São Paulo - Melhoria de margens, controle de custos, concorrência, reuniões com acionistas e matriz. São tantas as responsabilidades de um CEO que, quanto mais os negócios evoluem, mais é sábia a decisão de delegar as tarefas para pessoas de confiança e bons profissionais para poder gerenciar tudo com mais eficiência. Entretanto, para o site Inc.com, há três principais tarefas que o CEO não deve deixar de fazer para garantir sucesso ao seu trabalho e de sua equipe em 2012.
1. Transmita a cultura da empresa
Aquele ditado conhecido "você pode escolher seus amigos, mas você não pode escolher sua família" também pode ser aplicado à empresa. Basta trocar amigos por funcionários e saber escolher muito, mas muito bem quem estará ao seu lado. Uma boa equipe pode levantar ou fazer uma cratera em sua empresa - por isso se deve ter tanto critério ao contratar.
Mas há um aspecto importante a se levar em conta nessa hora que algumas empresas deixam de lado. Em vez de apenas procurar referências anteriores e cursos que comprovem a habilidade técnica do funcionário, avalie também a cultura dos lugares por onde ele passou. E, também, a sua capacidade de resiliência a novas maneiras de trabalhar.
Tenha uma coisa em mente: os princípios de cultura de uma empresa têm de ser disseminados ao mesmo tempo em que os negócios crescem. O desafio é grande tanto para as companhias novas e em forte crescimento quanto para aquelas com 20 ou mais de atuação, cuja identidade corre o risco de se perder se não for bem compartilhada por todos. Independente da situação entenda que nenhuma outra pessoa passará o recado sobre a cultura tão bem quanto você.
Tente, então, participar de processos de integração e falar sobre o que espera a cada pessoa ou grupo que você contratar