artigo
Mudança organizacional
Aluno: Raphael Alípio da Cruz Piloto
12 de março de 201
Resumo
A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos acionistas e tempo.
Mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou passagem de um estado para outro diferente. Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção.
Introdução
Segundo Stephen, mudança organizacional nada mais é do que “qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer conseqüências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por conseqüência vencer a briga com o seu concorrente.”
Qualquer mudança que venha acontecer no meio da organização, causa uma grande barreira perante os funcionários.
Dentre essas barreiras podemos destacar:
- Medo do Desconhecido: O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo.
- Alterar padrões de execução: Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade.
- Segurança: O funcionário tem medo de perder o seu emprego e ser substituído por uma pessoa mais nova que está mais apta com o novo processo.
Processo de mudança
A gestão da mudança é