Artigo
Swift
Relações Internacionais
BRICS - UMA POTÊNCIA EMERGENTE E SUAS DESIGUALDADES
UZIEL MARTINS - RA B63118-0
JULIANA COSTA BATISTA RA B7569D-1
Campinas
2013
UZIEL MARTINS - RA B63118-0
JULIANA COSTA BATISTA RA B7569D-1
BRICS - UMA POTÊNCIA EMERGENTE E SUAS DESIGUALDADES
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Relações Internacionais da UNIP - Universidade Paulista.
Orientador: Mauricio Casas
Campinas
2013
Dedicamos a presente monografia a todos os
Professores do curso, ao Orientador do trabalho, aos familiares, amigos e a todos aqueles que de certa forma contribuíram para a realização deste projeto.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todos os professores e amigos o carinho e ajuda.
Em especial agradeço a Deus que me concedeu durante todo esse período força e perseverança para o desenvolvimento deste trabalho.
Agradecemos ainda àquele que criou o Viper, garantindo assim a originalidade deste trabalho
É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade
Immanuel Kant
RESUMO
Este artigo analisa a relação entre desenvolvimento e desigualdade nas experiências vivenciadas pelo países que compõe o BRICS, que ambos divergem da trajetória trilhada pelos países hoje atualmente desenvolvidos. Primeiro, apontaremos a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico, evidenciando como ambos processos não são necessariamente corretos, e a diminuição da pobreza e da desigualdade elas não são consequências diretas e invariáveis do processo de crescimento do grupo BRICS. Em seguida mostraremos o desenvolvimento Humano dos países BRICS, apresentando que, apesar de virem se destacando em meio aos demais países, com seu crescimento econômico elevado, os BRICS têm mostrado