Artigo
Organizações estão procurando pacotes que façam mais do que integrar com sistemas legados. Mas com tantas soluções disponíveis, como escolher o software certo para sua empresa?
Com o ambiente de negócio das empresas se tornando cada vez mais complexo, encontrar uma solução de Enterprise Resource Planning (ERP) que atenda a todas as necessidades podem ser tão provável como encontrar um unicórnio. Na verdade, no ambiente móvel global de hoje, com a nuvem e a convergência dos software de gestão com as ferramentas analíticas imperando, as organizações estão procurando por um sistema ERP que faça mais do que integrar com os sistemas legados.
“O momento é de revisão. Muitos têm ERP há algum tempo e agora pensam em mudar, evoluir, já considerando a infraestrutura de cloud computing”, avalia Anderson Figueiredo, analista da IDC Brasil.
Todos os maiores players deste mercado apostam, em menor ou maior grau, neste tipo de integração, que promete transformar os sistemas de gestão corporativos em ferramentas bastante flexíveis, capazes de fornecer ao usuário acesso a dados estruturados e não-estruturados para decisões mais seguras e assertivas.
Mas com tantas soluções no mercado, como escolher o software certo para sua empresa, que possa ser usado por diferentes grupos empresariais?
Para ajudá-lo a aumentar suas chances de encontrar e implementar uma solução de ERP que beneficiará a sua organização (e para ajudá-lo a acabar com todo o hype de marketing), a CIO.com consultou dezenas de especialistas de ERP e publica a seguir suas principais sugestões sobre como proceder.
1- Parta de uma boa documentação
"Implementações bem-sucedidas são todos baseados em um problema de negócios bem-avaliado e em um escopo de projeto bem feito", explica Bernd Weidenmueller, vice-presidente da Avanade.
"Quanto melhor o problema do negócio for definido, mais provável será encontrar um sistema ERP que possa resolver o problema", diz