artigo
Annabel N. Seabra
Igor B. Bittencourt
Nicolle S. P. Goulart
Rafaela M. Nascimento
Suely V. Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2013
Resumo
O Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA). O TEA é um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, as capacidades de comunicação implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual. As dificuldades que alguns responsáveis.
Palavras-chave: Autistas, responsáveis, dificuldades.
Autismo
Annabel N. Seabra
Igor B. Bittencourt
Nicolle S. P. Goulart
Rafaela M. Nascimento
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A escolha desse assunto deveu-se pela curiosidade do grupo em se aprofundar no assunto após assistirmos á uma entrevista na televisão que despertou-nos a curiosidade de saber qual a real situação e dificuldades enfrentadas pelos responsáveis das crianças e adolescentes que possuem o transtorno do espectro autista. Outro motivo da escolha deste tema foi o aumento significativo de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Em uma entrevista do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, Berenice Piana, mãe de um autista, que foi homenageada com seu nome na lei pela luta dos direitos dos autistas, relata as maiores dificuldades enfrentadas e a batalha para a conquista da defesa dos portadores do transtorno, que a partir dela são considerados deficientes e com leis que os protegem os assegurando de educação e saúde.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O autismo tem mais ocorrência nos meninos