O que é Vibração Sonora
Definição:
“É qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo.”
Vibração é o efeito oscilatório de corpos materiais. Sendo movimento, é chamada vibração mecânica.
Quando através do tato, sentimos a oscilação de uma corda de violão, por exemplo, sabemos intuitivamente o que é uma vibração mecânica e podemos, inclusive, ver o seu movimento. Todos os materiais podem vibrar e a maneira com que irão vibrar, depende das características do próprio material e da excitação externa.
Considere-se como modelo vibratório, uma mola presa ao teto que tenha um peso na sua extremidade livre. Inicialmente a mola se encontra em posição de equilíbrio, mas, se o peso for deslocado a uma certa distância e solto em seguida, a mola iniciará um movimento oscilatório em torno da sua posição de equilíbrio. A maior distância que a mola atinge em relação a seu ponto de equilíbrio é chamada amplitude de movimento, e o tempo que a mesma leva pra completar um ciclo chama-se Período. O número de vezes que ela oscila em um segundo é chamado freqüência do movimento e sua unidade é o Hertz [Hz]. Um Hertz corresponde a um ciclo por segundo.
Além da freqüência e da amplitude das vibrações mecânicas, são também geralmente consideradas as velocidades e acelerações do corpo vibrante.
Resumindo, o movimento vibratório fica definido pelas seguintes grandezas: deslocamento, velocidade, aceleração, amplitude e frequência.
O sinal harmônico possui características próprias,são elas:
Amplitude: Valor medido do nível zero até o pico;
Frequência: É o número de ciclos por segundo, onde a unidade é o hertz (Hz).
Onde temos; 1 hz = 60 rpm.
Período: É a duração do ciclo em segundo. Onde é o mesmo que o inverso da frequência, ( T=1/f ).
Defasagem: Indica o avanço ou atraso de um sinal. A vibração é sempre atrasada em relação à oscilação.
CAUSAS DE VIBRAÇÃO EM MÁQUINAS E SEUS ESPECTROS
.1 DESBALANCEAMENTO