Artigo
ROSEANE DENILLE
Curso: Radiologia
Período: 2°
Matéria: EFEITOS BIOLÓGICOS E RADIOPROTEÇÃO
Prof. : SAMUEL PIMENTEL
RESENHA DO LIVRO RADIAÇÃO
Efeitos, Riscos e Benefício
RESENHA DO LIVRO RADIAÇÃO: EFEITOS, RISCOS E BENEFÍCIOS
Radiação é uma forma de energia ,emitida por uma fonte e que se propaga de um ponto a outro sob a forma de partículas com ou sem carga elétrica,ou sob a forma de ondas eletromagnéticas. Quando possui energia suficiente para arrancar elétrons da camada orbital de átomos neutros,dizemos que ela é ionizante. Todo feixe de partículas quando passa por um corpo,possui certa probabilidade ounão de interagir com ele.Assim se o corpo for o organismo humano,podemos ter alterações moleculares,que podem gerar mutações.Na maioria dos casos o tecido humano consegue se recuperar.
Os danos que a radioatividade pode causar à saúde humana justificam as rigorosas normas de segurança adotadas nas atividades que usam a energia nuclear. Mas muitas pessoas podem estar sendo expostas, sem saber, a níveis elevados de radiação, por causa do acúmulo de elementos radioativos em resíduos de processos industriais.
Toda a matéria existente no universo é constituída por átomos, que resultam de diferentes arranjos entre prótons, nêutrons e elétrons. Em função desses arranjos, os átomos adquirem propriedades físico químicas bem definidas, que permitem identificar cada um deles como um elemento químico. No entanto, o mesmo elemento pode ocorrer em diferentes formas, denominadas isótopos, com comportamento químico idêntico. Isótopos de um mesmo elemento têm igual número de prótons, mas diferem no número de nêutrons, o que resulta em átomos mais ou menos instáveis. Inúmeros estudos sobre esse problema, visando reduzir ou eliminar os aumentos da radioatividade natural causados pelas tecnologias criadas pelo homem.
A instabilidade dos átomos está associada a um excesso de energia acumulada, que tende a ser liberada sob a forma de