Artigo
Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional
Aut. Dec. nº 1926/1976, 09/06/1976 Rec. Res. nº 3454/198, 17/05/1982
R: Rio Grande do Sul, 52 CEP: 85.801-010 F: 3225-3838 E-mail: wilsonjoffre@wopm.com.br
Disciplina: Língua Portuguesa
ARTIGO
Cascavel
PR
A INTERAÇÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO A AGRESSIVIDADE. Araujo Juliana de Paula No sistema capitalista é inevitável que exista luta de classes sociais, pois se evidência a exploração da força de trabalho pelos detentores do capital. Um dos quesitos para que esse modo de produção seja mantido seria a perpetuação da ideologia da competição e da concepção de uma sociedade dividida entre vencedores (a classe dominante) e os trabalhadores.
Nesse sentido, para a efetiva utilização na escola, os alunos deverão ser conscientizados dessa realidade social, nas quais os cidadãos não possuem as mesmas condições de conhecimento, instrução e poder aquisitivo. Porém, só a crítica não basta, sendo necessária a cooperação para a superação das injustiças no atual sistema que concentra o poder nas mãos de alguns.
Segundo Álvares (2002), as cenas de violência na escola reforçam a existência de uma cultura de violência que ocorre tanto dentro, quanto fora da instituição. É uma realidade que se faz presente no sistema capitalista devido às desigualdades sociais, embora não seja esta a única causalidade. O ser humano é um ser social por natureza. Busca estar em contato com o outro e é nessa relação que ocorre a construção de novos conhecimentos, habilidades e significações. Nesse sentido a interação social, favorece a compreensão das próprias emoções e comportamento. É através da interação social que aprendemos a viver em grupo de maneira produtiva, cooperativa. Sendo assim essencial para aprender, interagir e valorizar as interações como forma de convívio escolar e social. A questão que me levou a pesquisar sobre o assunto está