artigo
02 – De que maneiras o início da imprensa periódica favoreceu ao surgimento de um sentimento de pertença, originando a ideia de nação?
03 - O que você entende quando o autor se refere a uma "dimensão temporal do cotidiano"? 04 - Você concorda com a ideia desta dimensão temporal ser afetada, e até certo modo moldada, pela ação dos meios informativos? Explique.
05 – De que maneira a imprensa favoreceu a constituição de um espaço público ao longo dos séculos XVII e XIX? 06 - Em sua opinião, quais mudanças estariam ocorrendo hoje, nesse espaço público, com o incremento das novas tecnologias de informação e da comunicação?
07- Descreva de forma sucinta como os acontecimentos e eventos foram transformados em NOTÍCIA, ao longo do desenvolvimento da atividade jornalística.
08- Defina com base no texto as noções de “esfera pública” e e”esfera privada”.
1 – As notícias atualmente ganharam muito mais notoriedade a partir de sua formação virtual, mesmo que tendo seu “tempo de vida” reduzido. Os contatos pessoais são ainda elementos de interação social, mas a facilidade de se comunicar através de novas tecnologias os deixaram obsoletos ou dispensáveis, partindo do pressuposto de que não é mais preciso estar com determinada pessoa para lhe dizer algo.
2 – A valorização da leitura pública, como em casas de café, criou uma rede de transmissão de notícias e de discussões orais de veiculações periódicas, onde as camadas elitistas passaram a participar ativamente das decisões coletivas. Essas relações criaram nos leitores um sentimento de vivência mais próxima à nação, sentindo-se portanto, parte dela.
3 – Relações micro-sociais no âmbito da própria convivência onde se presenciava a discussão do tempo presente a partir das notícias veiculadas nos jornais, que