Ensaio Sobre o Movimento Missionário Conde Zinzendorf e os Morávios.
Conde Zinzendorf e os Morávios.
Resumo:
Esse artigo tem como objetivo mostrar o nascimento de um grande despertar no contexto histórico mundial que fez grande diferença na perspectiva de missões cristã na terra o movimento Morávio. Após conhecermos o líder principal, o conde Zinzendorf, que exerceu grande influencia na historia missionária, iremos conhecer um pouco do fundo histórico daquela época; até chegarmos à missão Moravia que impactou todos os continentes com envio de missionários e apoio a igreja. Adiante veremos seus principais lideres e no resumo concluiremos que tudo isso foi possível por meio de uma ideia principal o comprometimento serio com a oração, visão missionária e uma entregar total ao Deus da missão.
Introdução:
No final do Século XVII e ao decorrer do Século XVIII surgiu na história do protestantismo um despertar de religiosidade individual que veio com um novo interesse em missões. Nesse acordar nascer então um movimento missionário que causou um grande impacto na igreja mundial, sobre a liderança do conde Alemão chamado Nikolaus Ludwig Von Zinzendorf, nasce o movimento Morávio que impactou boa parte do continente europeu com envio de missionários e apoio a igrejas já implantadas. Esse novo movimento foi tão grande que em vinte anos enviou mais missionários aos campos do que toda a igreja protestante em dois séculos.
Zinzendorf foi poderosamente influenciado pelo movimento pietista de sua época, o qual ocorreu dentro da igreja luterana no final do século XVII. Sob essa influência, Zinzendorf cresceu com o desejo profundo de entregar-se cada vez mais a obra de Deus.
Em 1722, por causa da grande perseguição na Boêmia, região próxima a Morávia, Zinzendorf permitiu que um grupo de irmãos se refugiasse na sua propriedade rural de Berthelsdorf. Desde então essa propriedade passou a ser habitada por boêmios, alemães e outros perseguidos religiosos. Para atender suas necessidades espirituais