artigo
Principais hormônios e suas funções
Prolactina: Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção.
Produção: Adeno-hipófise.
Folículo estimulante (FSH): Na mulher, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos. No homem, estimula a espermatogênese.
Produção: Adeno-hipófise.
Luteinizante (LH): Na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo. No homem, estimula a produção de testosterona.
Produção: Adeno-hipófise.
Oxitocina: Na mulher, estimula a contração da musculatura uterina durante o parto e a saída do leite. No homem, provoca relaxamento dos vasos e dos corpos eréteis do pênis, aumentando a irrigação sangüínea.
Produção: Hipotálamo
Antidiurético (ADH): Regula o volume de urina na bexiga e a pressão sanguínea. Sua produção é estimulada pelo aumento da pressão osmótica do sangue. Obs: O etanol inibe sua secreção, tendo ação diurética.
Produção: Hipotálamo
Tironina (T3) e Tiroxina (T4): Regula o desenvolvimento e o metabolismo geral do corpo. Para síntese deste hormônio é necessária a ingestão de iodo, cuja carência pode provocar aumento da glândula tireóidea.
Produção: Tireóide
Calcitonina: Regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos.
Produção: Tireóide.
Paratormônio: Regula a taxa de cálcio, estimulando a remoção de cálcio da matriz óssea.O que aumenta a taxa plasmática de cálcio. A absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de