A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO
*
**
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo principal discorrer sobre a história da Psicologia moderna, explanando acerca de vários segmentos que, se não estão ligados diretamente à psicologia dos últimos séculos, foram fundamentais para sua formação e consolidação.
Conforme será exposto ao longo deste estudo, a Psicologia sofreu influência de diversas vertentes até se tornar uma verdadeira ciência, conforme se verifica atualmente, dentre os quais se destacam como exemplos a filosofia, a fisiologia, o estruturalismo e o funcionalismo. Cada uma destas vertentes tem sua real contribuição para o desenvolvimento da psicologia a seu modo, seja em um período anterior à formação da psicologia por Wilhelm Wundt, seja em período posterior desenvolvendo e aperfeiçoando cada vez mais esta área de estudo científico.
Palavras-chave: Epistemologia; História; Ciência; Psicologia.
INTRODUÇÃO
O presente estudo insere-se num contexto de pesquisa acerca dos fundamentos da Psicologia. Neste contexto, tanto a história da formação das diferentes formulações em Psicologia como o campo epistemológico que as sustenta são constantemente abordados. O estudo da história da psicologia e de sua epistemologia podem permitir uma compreensão mais contextualizada e fundamentada de suas principais abordagens, ao promover a integração entre informações externas e as discussões características de seu desenvolvimento interno.
Historicamente, a Psicologia afastou-se da filosofia no final do século XIX, tornando-se uma disciplina basicamente experimental. O começo formal da psicologia como ciência foi demarcado pela implantação do primeiro laboratório de estudos psicofisiológicos, em Leipzig na Alemanha, por Wilhelm Wundt, em 1879, ligado ao desenvolvimento da escola estruturalista, a partir da qual evoluíram outras correntes (SCHULTZ & SCHULTZ, 2005).
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral de fazer uma