Artigo
ADMINISTRAÇÃO E A ARTE DE ATENDER BEM.
Rafaela Gasparotto ADM012 RA 484520
Introdução
Desde o começo da humidade, atender bem os clientes de um estabelecimento comercial tem sido um dos maiores desafios das empresas brasileiras. A maneira de especializar seus funcionários com treinamento profissional bem sucedido, saber identificar seu cliente e seus necessidades e conseguir com que seus usuários adquiram confiança ao longo compra são algumas maneiras de garantir uma boa imagem de seu atendimento ao publico.
Ao entrar em uma loja ou qualquer estabelecimento comercial o cliente cria expectativas de adquirir aquilo que necessita ou procura, mesmo que subconscientemente, além de necessidades de satisfação de tais vontades. Quando não há interesse dos atendedores ou contratados da empresa em satisfazer seus desejos com atenção e delicadeza, cria-se uma falha da empresa para com o cliente. E nessa falha, acontece a desconfiança do cliente, fazendo-o não querer voltar. A confiança acontece por sinergia.
Assim, vamos analisar alguns pontos básicos a serem estudados para se alcançar o mínimo de um bom atendimento, junto com bom desempenho humano. Pois atendimento de baixo nível, exceto em situações de monopólio, geralmente resulta em insatisfação, evasão de clientes e negócios que fecham tão rapidamente quanto abriram.
1. FORMAS DE TREINAMENTO DOS ATENDEDORES
É totalmente necessário que donos de estabelecimentos comerciais treinem seus funcionários e não apenas uma vez, mas com de tempos em tempos e de novas formas, estimulando a inovação. Embora cada funcionário possua sua forma de abordar seus clientes e suas estratégias, há algumas características especificas que os empregados devem trabalhar constantemente para se chegar ao sucesso no atendimento, como: * Afabilidade: é associada com cortesia e educação. * Empatia: o cliente gosta de saber que o prestador de serviços é grato pelas circunstancias de poder atender suas necessidades.